segunda-feira, julho 09, 2012

The Breeders

Banda formada em 1988, nos Estados Unidos, pela baixista (guitarrista, vocalista...) Kim Deal (Pixies) e a guitarrista Tanya Donelly (Throwing Muses, Belly). Sendo projeto paralelo de musicistas já conhecidas e bem conceituadas, o Breeders não demorou muito para conquistar sua fatia nesse bolo de alternative rock e afins. O primeiro álbum, Pod, lançado em 1990, foi produzido por Steve Albini (o mesmo cara que produziu os memoráveis In Utero, do Nirvana e Surfer Rosa, do Pixies). Na época do lançamento do segundo album, Safari, Deal recrutou sua irmã gêmea, Kelley para substituir Donelly. Foi com o terceiro álbum Last Splash, que veio o maior hit da banda, Cannonball (música com o slide de baixo mais inesquecível de todos). Em 1994 lançaram Head To Toe e ficaram desaparecidas por um tempo, Kim formou outro projeto paralelo, The Amps. Sua irmã afundou-se nas drogas, mas após uma boa rehab voltou a dedicar-se a música. 


Kim Deal
A banda reune-se novamente na década de 2000 e lançam mais trabalhos inéditos, Title TK (2002) e Mountain Battles (2008). Os Breeders continuam em atividade até os dias atuais.

Curiosidade
O nome The Breeders, já era usado por Kim e sua irmã Kelley em apresentações de música folk entre 1977 e 1981 em Dayton, Ohio.





 Download
Last Splash [1993] * download *

Nenhum comentário:

Postar um comentário