quarta-feira, março 14, 2012

REAGE! Música, Feminismo e Arte

Abrindo um espaço diferente aqui no blog, hoje eu vou falar sobre um evento que aconteceu no último final de semana aqui na minha cidade, o REAGE! Festival da Cultura Feminina (e principalmente, feminista). 

Bom, a ideia de fazer um festival com bandas femininas na semana do Dia Internacional da Mulher aqui em Pelotas já era antiga, mas só começou a tomar forma real após a criação de um grupo no Facebook para reunir a mulherada pelotense que é interessada em feminismo. Em pouco menos de três meses e com pelo menos uns dez membros do grupo mais ativos e vári@s outras apoiando o movimento, o REAGE! tornou-se um evento realizado em dois dias. No sábado (10) aconteceu o festival com bandas femininas (ou com integrantes mulheres), realizado no lendário galpão do underground pelotense, Galpão Satolep (ou do Rock, como era antes). E no domingo (11) as meninas fecharam a rua com muita arte, feminismo e entretenimento para a mulherada e para quem mais quisesse aproveitar. 


O objetivo do REAGE! foi tentar desconstruir um pouco com a bobagem que tornou-se o Dia da Mulher, incentivar a reflexão sobre como a nossa sociedade oprime e estereotipa a mulher, mostrar que o machismo ainda existe e está muito presente no nosso dia-a-dia. Pelo que tenho conhecimento, essa foi uma iniciativa bem original por aqui, então espero que a semente tenha sido plantada, que consigamos (aos poucos, eu sei) fazer com que todas pessoas saibam o que é feminismo, que não sejamos mais vítimas do machismo e que essa tenha sido a primeira de muitas edições do REAGE! 


Abaixo, um breve comentário sobre as bandas que tocaram e algumas fotos da feira.



She Hoos Go
Banda que abriu a noite, com muito punk rock e hardcore feminino, tocaram covers clássicos e músicas próprias, além de estrear a nova música, feita especialmente para o festival "Reage!"


Sapamá
As meninas da Sapamá chegaram já pela manhã aqui em Pelotas para participar da Marcha das Vadias e a noite deram continuidade ao clima de protesto mandando ver no som que elas definem como crustdykequeercore.
Para conhecer mais...


Pondera
A Pondera animou a madrugada tocando um bom hard rock, deram um show de talento e presença de palco garantindo público certo do ínicio ao fim do seu show.
Para conhecer mais...


Trail Of Sins
A banda de Dark Metal, Trail Of Sins, encerrou a noite do REAGE! com chave de ouro e agradou não só os fãs de metal como também os apreciadores de boa música. Infelizmente não foi tirada nenhuma foto do show deles.
Para conhecer mais...


Reage! Feira




Fotos de: Natália Radtke, Juliana Charnaud e Cris Hartwig. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário