domingo, dezembro 11, 2011

The Donnas

Acredito que a maior parte do pessoal que acompanha meu blog já deve conhecer ou pelo menos ouviu falar dessa banda, porém tratando-se de um espaço para 'Female Bands' me sinto na obrigação de falar dessas meninas que são importantíssimas para o rock feminino.


Brett Anderson, Allison Robertson, Maya Ford e Torry Castellano eram amigas desde o colegial, em Palo Alto na Califórnia e fãs incondicionais de punk rock. Aos 14 anos começaram a se reunir para tocar, fazendo músicas com letras provocantes e sonoridade totalmente Ramones. Inclusive, essa influência esta super presente no primeiro album do quarteto, lançado em 1997. "American Teenage Rock And Roll Machine" foi lançado no ano seguinte e fez sucesso no underground americano e europeu, além de marcar o fim da contribuição de Darrin Raffelli na composição das músicas da banda.

O terceiro album, "Get Skintight" mostra um amadurecimento na sonoridade do quarteto, que deixou no passado o punk de garagem mais cru e apostou em um som mais hard e pop. Mudança que deu muito certo para as Donnas. "Turn 21" foi o quarto e último disco lançado pela pequena gravadora Lookout! Records. Além disso, como o nome diz, marca o fim da adolescencia das garotas.
 

Pela Atlantic Records, é lançado em 2002, o atrevido "Spend The Night" com letras abordando temas diferentes como sexo, álcool e festas, clichês do velho e bom hard rock. (Obs: até hoje, esse foi o único disco do The Donnas lançado oficialmente aqui no Brasil, os outros só podem ser adquiridos em edições internacionais.) "Gold Medal" é lançado dois anos após e conta com algumas faixas acusticas, além de conter minha música preferida delas, "Fall Behind Me"!

Em 2007 o quarteto resolve voltar para o mercado independente, cria uma gravadora própria (Purple Feather Records) grava e lança o sétimo e último album, "Bitchin'".

  Curiosidades
- Desde a formação da banda até o album "Gold Medal", Brett, Allison , Maya e Torry adotaram, respectivamente, os nomes de Donna A, Donna R, Donna F e Donna C. 

- A banda gravou a trilha sonora para os filmes, Meninas Malvadas e Herbie: Meu Fusca Turbinado, ambos estrelados pela ruivinha linda e louca, Lindsay Lohan.

- Fall Behind Me foi utilizada para o videoclipe da equipe americana de snowboard feminino para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim, na Itália. Wiki

                      My Opinion

Admito que antes de conhecer de fato o The Donnas eu tinha um certo pré conceito sobre a banda. Por conta do visual arrumadinho eu julgava serem mais umas patricinhas tocando um som pop. Entretanto, quando parei para escutar eu me impressionei: essas moças tocam pra caralho e seu sucesso é super merecido. E digo mais: Alisson é uma das melhores guitarrist@s na minha opinião, chuta a bunda de muito "magrão" que se acha por aí.

Download
Get Skintight [ download ]

Discografia comentada com links para download confira aqui

Take It Off


Strutter (Kiss cover) Além de amar a música, adoro esse vídeo!


Fall Behind Me

6 comentários:

  1. Humm...Adorei teu blog. N ão conhecia esta banda. Tô indo em busca de mais informações e músicas.
    Bjs.


    Leia-me aqui:
    http://musicasetcetal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gosto da força feminina na música, mas tem q compor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. não curto muito girls band essas coisas, mas escutei uma música delas e realmente elas tem muito talento.

    ResponderExcluir
  4. elas são bem conhecidas para quem aprecia o rock há algum tempo, a geração internet não conhece muito, mas devia conhecer, eu lembro que algumas músicas delas tocavam nas rádios, nos programas de rock, até em programação normal elas tocavam, não muito, mas tocavam

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. 'Revista Blogueira', é lógico que elas compoe..

    ResponderExcluir
  6. legal o poste, não conheço elas.
    http://largataazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir