segunda-feira, agosto 15, 2011

Lunachicks

Biografia
Banda formada em 1987, na cidade de Nova York, pelas estudantes Theo Kogan (vocalista), Gina Volpe (guitarrista), Sydney "Squid" Silver (baixista) e Sindi Benezra (guitarrista). Após um ano apenas ensaiando e compondo musicas no quarto de Gina a banda tem sua estréia nos palcos em 1988, com o namorado de Theo, Mike, tocando bateria. E por sorte delas, lá estavam Kim Gordon e Thurston Moore (Sonic Youth), mais uma vez ajudando a revelar os talentos do rock feminino. Ambos interessaram-se pela banda e após acompanharem alguns shows enviaram uma fita demo para o dono da gravadora britânica Blast First, com a qual elas assinam um contrato e lançam um EP auto intitulado com quatro músicas.


Em 1989, já com Becky Wreck na bateria é lançado o primeiro album, "Babysitters On Acid". A banda abandona a gravadora Blast First, que dava muito pouco lucro. Em 1992 chega as lojas o segundo album, "Binge & Purge" pela Safe House. Nessa época Becky Wreck ganha uma certa fama após uma aparição no Lesbian Dating Game e deixa banda, sendo substítuida por Kate Schellenbach, e depois por Chip English.

Mais uma vez a banda troca de gravadora, agora o contrato é com a Go-Kart Records. "Jerk of All Trades", é lançado em 1995. Mas foi com o album "Pretty Ugly" lançado em 1997 que emplacaram o sucesso "Don't Want You". Após a saída da guitarrista, Sindi, a banda se estabelece como um quarteto e em 1999 lançam seu último album, "Luxury Problem". Chip sai e é substítuida por Helen Destroy. A banda está em hiato desde 2000, com exceção de um show em 2002 e outro em 2004.

Opinião
Eu acredito que as Lunachicks foram desvalorizadas em relação a outras bandas femininas com vertentes no riot grrrl como L7 e 7 Year Bitch.  Talvez em função do visual colorido e excêntrico e da sonoridade não tão fácil de ser definida, porém suas letras são repletas de críticas. Na música "Binge & Purge" por exemplo, é retratada a bulimia, doença que faz muitas vítimas adolescentes, que se entopem de comida e vomitam logo após, e na "Bitterness Barbie" fazem uma crítica sarcástica aos padrões de beleza.




Links para download:
Babysitters On Acid [ Download ]
Binge And Purge [ Download ]
Jerk Of All Trades [ Download ]
Pretty Ugly [ Download ]

5 comentários:

  1. Eu nçao conhecia essa banda, quem faz esse estilo coorudo ai hoje em dia não preciso falar né, kkkkkk
    mais enfim, pelo que você falou é ou foi uma banda legal.
    parabéns pelo blog.

    http://humor-sem-graca.blogspot.com/
    -

    ResponderExcluir
  2. Adorei.. Muito bom!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvir falar. O fato de ser uma banda composta por mulheres já é suficiente para esbarrar nos osbstáculos impostos por uma sociedade machista.

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabéns pelo seu blog, tudo de muito bom gosto!
    Estou seguindo. Espero você no meu. Siga-me!
    http://umpoucosobreisso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Hey! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would be ok. I'm undoubtedly enjoying your blog and look forward to new posts.


    Visit my site :: baby nursery set

    ResponderExcluir