quarta-feira, julho 06, 2011

Veruca Salt

A banda foi formada em Chicago, entre 1992 e 1993 pelas guitarristas e compositoras Louise Post e Nina Gordon, para completar a formação contaram com o baixista Steve Lack e o baterista Jim Shapiro. O nome, Veruca Salt, foi retirado da personagem rica e mimada do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate.


Depois de realizarem vários shows, chamaram a atenção de um selo independente e em 1994 lançaram o single "Seether"/"All Hail Me" que teve ótima recepção.No mesmo ano então é lançado o primeiro album da banda, "American Thighs" e eles começam a abrir shows do Hole.Rapidamente a música, "Seether" torna-se um hit com direito a clipe na MTV, 500 mil cópias do album são vendidas, e o quarteto ganha disco de ouro.

Mesmo com ótimos riffs e música bem feitas, o Veruca Salt tinha um apelo mais pop comparado a outras bandas da época e a crítica logo cai em cima, afirmando que eles estariam se aproveitando da cena musical do momento para alcançar sucesso comercial.Como uma resposta aos criticos chatos, em 1996 lançam "Blow it out your ass, it's Veruca Salt", produzido por Steve Albini (mesmo produtor do album "In Utero" do Nirvana) o EP lançado apenas pelo selo independente, Minty Fresh, veio com quatro faixas muito mais distorcidas e barulhentas do que do album debutante. Logo após veio o album mais polido, "Eight Arms to Hold You" (1997), produzido por Bob Rock (produtor de bandas como Metallica e Motley Crüe) conta com ótimas melodias que flertam com um rock n'roll meio hard rock.Destaque para "Straight" (obs: nesse vídeo não são elas!) e "Don't Make Me Prove It" algumas das minhas favoritas.

Em 1998, Nina Gordon deixa a banda para dedicar-se a outros projetos, como participar do álbum de James Iha (guitarrista do Smashing Pumpkins) e compor músicas para um álbum solo, que acabou sendo lançado em 2000. Louise, torna-se a única integrante original do Veruca Salt, e o futuro da banda fica meio incerto durante algum tempo, mas por fim decide recrutar novos integrantes, romper com a Geffen Records e em 2000 lançam o album "Resolver" pelo selo independente Beyond.

Em 2001, Louise Post embarcou no projeto paralelo de Courtney Love na banda Bastard. Elas ensaiam algumas músicas, mas depois de alguns meses, Louise anuncia que está fora do projeto e parte para Los Angeles para compor material para o próximo álbum do Veruca Salt.

Com algumas mudanças a mais na formação a banda continua na ativa, lançaram mais alguns EPs de forma independente e vendido em shows, mas o sucesso do Veruca Salt, infelizmente ficou restrito a década de 90.

American Thighs [download]
Eight Arms To Hold You [download]

Nenhum comentário:

Postar um comentário