segunda-feira, julho 25, 2011

Louise Brooks



Dona de uma beleza incomum, dotada de uma personalidade fortíssima, e uma vontade determinada. Louise Brooks foi, sem dúvida, uma atriz à frente de seu tempo. Numa época em que a maioria dos atores e atrizes, para ter trabalho, tornavam-se submissos e eram explorados ao máximo, mal pagos, e freqüentemente nem tinham seus nomes exibidos nos créditos dos filmes, o seu temperamento era por demais explosivo, e Louise, ao não aceitar as normas vigentes na ainda jovem  Hollywood incomodou muito aos donos de estúdios, o que de certa forma explica o porquê dela ter sido colocada de lado por tantos anos.

Mary Louise Brooks nasceu no dia 14 de novembro de 1906. Participou de 24 filmes entre 1925 e 1938.  A estrela cinema mudo teve um dos seus melhores papéis atuando no filme "A Caixa de Pandora" (Die Büchse der Pandora) de 1929, na produção Louise interpreta Lulu, uma mulher sedutora, que hipnotiza e destrói todos os homens que se aproximam dela.

A capacidade que suas imagens tem de prender a atenção das pessoas, sem que elas nem sequer saibam de quem se trata é impressionante. Os relatos são muito semelhantes. Um fã diz ter encontrado uma foto daquela desconhecida em uma loja de antiguidades, entre tantas outras, e diz que sentiu uma compulsão em comprar aquela fotografia e tentar descobrir quem era a garota. Outro diz que cresceu enfeitiçado por uma fotografia que seu pai tinha colada na parede da sala, e que, após adulto, não descansou até descobrir quem era.

Em 1948 começa a escrever sua biografia, que ela mesma destrói ao terminar, seis anos após. Frustrada, ela justificaria dizendo que " Ao escrever a história de uma vida acho que o  leitor não pode entender a personalidade e os feitos de uma pessoa, a menos que sejam explicados os amores, ódios, e conflitos sexuais dessa pessoa. Não estou disposta a escrever a verdade sexual que tornaria minha vida digna de ser lida." Apesar disso, daí para a frente dedica-se quase que exclusivamente à literatura, sendo que seu livro Lulu in Hollywood torna-se um best seller.

Brooks morreu no dia 8 de agosto de 1985, aos 87 anos de idade.

Trechos um pouco modificados, mas retirados daqui.

obs: Odeio ficar copiando, mas garanto que os próximos posts serão de meu punho! 

7 comentários:

  1. Mas que blog fantástico!
    Não sei o que é melhor aqui, se o layout ou o conteúdo.

    Parabéns! Esse visual meio retrô me encanta HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  2. como você mesma comentou, foi um homem que escreveu o livro qual eu posto partes que EU acho INTERESSANTE, não acho que não possa existir mulheres fortonas e tal, tudo bem elas existem, mais são a minoria, é que aind anão fizeram um livro sobre o mesmo, mais quando tiver pode ter certeza que eu mesma posto e te aviso


    ;)

    beeixos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa atriz,pelo menos já sei um filme dela,vou ver se acho em alguma locadora.Ótimo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Amoooo de paixão a Louise!
    Linda e audaciosa.. e com um visual de dar inveja!

    ;D

    Não sei bem, mas, Achei que nesta primeira foto era a Mischa Barton de Brooks...

    ResponderExcluir
  5. *--* Amei, Amei demais!
    mj-ilusoes.blogspot.com
    @MarianaJanuario

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo toque Karla!
    Na verdade quando eu estava pesquisando imagens também pensei que nessa não era ela, mas entrei no site e dizia que era, mas vou corrigir :)

    ResponderExcluir
  7. Voltei ao seu blog e me deparei com esse post sobre Louise Brooks, atriz que eu não conhecia. Como sou cinéfilo achei muito interessante e gostaria de lhe sugerir dar uma olhada em outra atriz, de beleza estonteante e inteligência extraordinária, que poucos se lembram, Hedy Lamar. Na wiki: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hedy_Lamarr

    Valeu por mais essa informação.

    http://heitor-falcao.blogspot.com

    ResponderExcluir