sábado, julho 30, 2011

Babes In Toyland

Aqui no blog já citei diversas vezes a excêntrica Kat Bjelland, porém nunca falei de sua banda, Babes In Toyland, então hoje vou escrever uma breve biografia desse trio tão importante para todas riot grrrls.


Após um projeto mal sucedido de banda (Sugar Baby Doll) as amigas, Kat Bjelland e Courtney Love mudam-se para Minneapolis, o epicentro do rock independente americano na década de 80, afim de montarem uma banda. Lori Barbero assume as baquetas, e está formado o Babes In Toyland. Porém não demorou muito para que os conflitos começassem entre Kat e Courtney, duas garotas de personalidade muito forte, e a baixista decide abandonar a banda (para mais tarde formar o Hole). Michelle Leon a substitui.

A estréia fonográfica do Babes In Toyland, foi em 1990 com o compacto "House/Arriba" pela Sub Pop Records. No mesmo ano é lançado o primeiro album, "Spanking Machine", gravado no lendário estúdio Reciprocal em Seattle, produzido por Jack Endino e lançado pelo selo Twin/Tone. Apesar das raízes punk, a banda fazia muito bem o que na época começou a ser chamado de grunge, alternando distorções barulhentas com partes mais lentas e arrastadas. O disco repercurtiu bem, destaque para as músicas "Pain In My Heart" e "He's My Thing". No ano seguinte foi lançado o EP "To Mother".

Assim como o Hole, o Babes In Toyland também chamou a atenção do pessoal do Sonic Youth e eles foram os responsáveis pelo contrato do trio com uma gravadora grande, a Reprise. Enquanto Kim Gordon produzia o primeiro album do Hole, "Pretty On The Inside", Lee Ranaldo produziu o segundo album do Babes In Toyland, "Fontanelle". Pouco antes do começo das gravaçoes, a baixista Michelle Leon saiu e foi substituida por Maureen Herman, uma amiga e fã da banda. Lançado em agosto de 1992, "Fontanelle" foi o responsável por tornar a banda mais popular, principalmente devido a música "Bruise Violet" que Kat escreveu "carinhosamente" para sua ex-amiga Courtney Love. Além dessa música também destaco "Won't Tell" e "Spun".

O EP "Painkillers" foi lançado em 1993 para marcar a participação da banda no lendário festival Lollapalooza. Nessa época o Babes In Toyland estava fazendo bastante sucesso, e o videoclip de "Bruise Violet" passava seguido na MTV. Porém o terceiro album de estudio, só veio dois anos mais tarde, em 1995, quando o riot grrrl e o grunge já não estavam mais tão em alta. "Nemesisters" não é nem de longe a "podreira" dos discos anteriores, e ainda conta com uma série de covers no mínimo estranhos, como "We Are Family". O hit da era disco tornou-se um pop rock , e como se não bastasse foi escolhido pela gravadora para ser um dos singles do album.

Nem a crítica nem os fãs gostaram de "Nemesisters". Após um ano de turnê a banda se separa.
Entre 2000 e 2001 uma série de coletâneas da banda é lançada.

O fim definitivo da banda ocorreu em 2001, quando Kat Bjelland marcou algunhs shows com o nome de Babes In Toyland mas usou músicos contratados. Lori e Herman ficaram sabendo disso pela imprensa e ameaçaram processar Bjelland, que foi obrigada a usar outro nome. Esse desentendimento marca o final de uma das bandas mais importantes do riot grrrl.

8 comentários:

  1. Banda muuito boa mesmoo! *-*
    E He's My Thing é uma das minhas músicas preferidas delas.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a banda, e curti a história dela... Show de bola seu blog, que além de tudo, tem um caráter informativo, apresentando aspectos que geralmente não são tão conhecidos do público.

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma banda muito interessante. Também não conhecia. Legal
    abcs

    ResponderExcluir
  4. Template ótimo de seu blog , não vou muito com a cara da courtney apesar de que quando tinha o Hole eu até que gostei de algumas músicas . seguindo seu blog , da uma passdaa la no meu

    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Kurti vou procurar pra saber mais!


    http://blogdocharque.com/2011/08/01/as-10-mortes-mais-idiotas-da-decada/

    ResponderExcluir
  6. Oi,amiguinha(achei legal seu blog),visite/siga o Blog do XANDRO(meu blog)vc vai gostar!;)

    http://blogdoxandro.blogspot.com/

    ResponderExcluir