quinta-feira, junho 16, 2011

Kristen Pfaff

Assim como Melissa Auf Der Maur, Kristen Pfaff também foi baixista do Hole, a diferença é que ela teve um pouco menos de sorte e foi mais uma entrar para a lista de musicos que morreram com 27 anos.

Janitor Joe
Kristen nasceu em Buffalo, Nova York, no dia 26 de maio de 1967, estudou piano clássico e violoncelo.Quando mudou-se para Minnesota para seguir com sua graduação, aprendeu a tocar baixo também e com Joachim Breuer (guitarrista e vocalista) formou sua primeira banda, Janitor Joe.Após gravarem o primeiro single em 1992, chamaram atenção da gravadora local, "Amphetamine Reptile Records" e em 1993 sai o primeiro album, intitulado "Big Metal Birds". (Download)

A banda teve uma boa aprovação dentro da cena musical de Minneapolis, a têndencia do momento era o grunge, e isso o trio sabia fazer bem, o "Big Metal Birds" é um misto de post-hardcore e noise rock com boas doses de grunge.O lançamento do single "Stinker" abriu portas para a banda fazer turnês nacionais, e foi em um desses shows, mas precisamente na Califórnia, que Pfaff chamou atenção de Courtney Love e Eric Erlandson, que estavam a procura de uma baixista para o Hole.A proposta foi feita, Kristen negou, mas não foi o sufieciente Love e Erlandson desistirem da idéia.

Mesmo relutante, a proposta era boa, pois o Hole estava com uma ótima crítica internacional pelo primeiro album "Pretty On The Inside", e já havim assinado contrato com a Geffen Records para oito albuns por US$ 3 milhões de dólares.Em 1993 Pfaff muda-se para Seattle afim de juntar-se ao Hole para o lançamento do album "Live Through This". "Foi quando nós decolamos. De repente, nós viramos uma banda de verdade", disse Eric Erlandson sobre a entrada da nova baixista.

Em Seattle, a princípio tudo corria bem, Kristen fez uma grande amizade com Courtney, Eric e Kurt Cobain, inclusive namorou algum tempo com Erlandson e mesmo após o fim do relacionamento continuaram passando tempo juntos.Porém, foi em Washington, a capital da "heroína", que seu consumo de drogas aumentou muito, visto também que ela convivia com usuários.Afim de tentar largar o vício, tirou uma licença do Hole, entrou em uma clínica de reabilitação, deixou Washington e voltou a excursionar com a Janitor Joe.
Voltou em 1994 para tocar com o Hole e aparentemente estava livre das drogas, porém o suicídio de seu amigo, Cobain, foi a gota d'agua e Kristen decide deixar o Hole, retorna a Minneapolis para tocar apenas com a Janitor Joe.

Porém na manhã do dia 16 de junho de 1994, o corpo de Kristen foi encontrado por Paul Erickson, amigo com o qual ela planejada voltar para Minneapolis naquele mesmo dia, ela havia sofrido uma overdose de heroína fatal.

Na edição do dia 17 de junho do Seattle Times, seu pai, Norman Pfaff, a descreveu como uma pessoa “esperta, atraente, maravilhosa...e muito, muito talentosa, inteligente, que sempre pareceu ter o controle de suas circunstâncias. Mas que, na noite passada, infelizmente não teve.”

Após um periodo de luto, o Hole recrutou a canadense, Melissa Auf Der Maur para tocar baixo, e dedicaram o primeiro show de uma longa turnê para Pfaff.

Logo que Pfaff saiu da Janitor Joe, eles chamaram outro baixista e lançaram o album "Lucky" em 1994, depois disso não tenho mais informações da banda.

Kristen Pfaff foi enterrada em Buffalo, sua cidade natal.

Hoje completam-se 17 anos da morte da baixista, Rest In Piece Kristen.


12 comentários:

  1. Ah, eu acho muito massa baixistas mulheres, acho que o instrumento combina perfeitamente (tanto que minha banda tem uma baixista)

    ResponderExcluir
  2. Nossa morreu cedo que pena não sabia que ela tinha sido baterista do Hole.
    Mais uma que morreu de overdose foda isso

    ResponderExcluir
  3. morreu muito cedo...
    Mas fez um belo trabalho, assim como este blog !
    Parabéns :D

    ResponderExcluir
  4. Mais uma que morreu com 27. Idade maldita, ainda bem que já passei dela

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia...
    mas pelo jeito que vc fala, parece que um grande talento foi tirado da terra...
    Uma pena

    Abraço

    http://livrosdapris.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar dela, mais pelo o que eu vi ela toca muito!


    Seguindo... Me segue também?
    http://jovensdespertardafe.blogspot.com/

    Desde já Agradeço!!!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, muita gente talentosa acaba "partindo" cedo... Gostei do blog!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!
    Sucesso para o seu blog *-*
    Visita lá o meu e me segue tb
    Beijos

    Leitura entre Amigas
    leituraentreamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que sinistro...Tem alguma coisa que rodeia a Courtney, fazendo as pessoas ao redor dela morrerem aos 27 anos...
    Por isso, se você for conhecer a Courtney um dia, só vá se vc for maior de 28! rs

    ResponderExcluir
  10. revendo algumas coisas sobre andrew wood eu encontrei seu blog. difícil achar um blog assim com tantas coisas que gosto.

    ResponderExcluir