terça-feira, abril 05, 2011

Sickman: 9 anos sem Layne Staley

" Seja qual forem os dramas que estão acontecendo em minha vida, eu sempre acho aquele lugar dentro da minha cabeça, onde eu me vejo como a mais limpa, mais alta, mais forte, mais sábia pessoa que eu posso ser." Layne Staley

Layne Thomas Staley nasceu na cidade de Kirkland (Washington) em 22 de agosto de 1967, filho de Phil Staley e Nancy McCallum.Ele tinha apenas oito anos quando sofreu com a separação dos pais, acontecimento que teve por consequencia a ausencia do seu pai por boa parte de sua vida.

Na adolescencia, passou a usar o sobrenome do padrasto, era conhecido no colégio por Layne Elmer, um garoto timido, que era zuado pela sua baixa estatura.As brincadeiras maldosas dos colegas quase fizeram ele desistir da escola, porém no ultimo ano do segundo grau ele passa por um crescimento súbito, com um metro e oitenta o jovem não temia mais os colegas e orgulhava-se ao dizer que agora sim as garotas o notavam, assim concluiu o colegial.

Queria muito reencontrar seu pai, em entrevista anos mais tarde, admitiu que quando tinha dezesseis anos procurou seu pai sem avisar nada para a familia, mas não teve bons resultados.Acreditava que com a música seria mais fácil de acha-lo, tanto que quando começou a tocar com o AIC voltou a usar o sobrenome do pai, Staley.

Com doze anos aprendeu a tocar bateria, mas seu maior talento com certeza estava na voz, potente e marcante, que o eternizou como um dos melhores vocalistas da história do rock a frente do Alice In Chains.
Staley estreou na música com muita maquiagem e laquê no cabelo como vocalista da banda de glam rock, Sleze.Mas foi quando conheceu o guitarrista Jerry Cantrell que seus projetos musicais começaram a tomar forma real, primeiramente com o nome de Diamond Lie, passando depois para Alice In Chains.
Foi com Mike Starr no baixo e Sean Kinney na bateria que o quarteto alcançou o sucesso no inicio dos anos noventa com o estouro do movimento grunge.Nessa mesma época, Layne começou a usar heroina, droga que o acompanhou pelo resto da vida.

Como o esperado pelo rapaz, com a fama da sua banda ele reencontrou o pai, porém o que deveria ser algo bonito e repleto de sentimento foi mais para decepcionante quando Layne descobriu que Phil também era viciado em heroina.Agora pai e filho recuperavam o tempo que não passaram juntos antes, compartilhando do mesmo vicio.


Layne e Demri
No inicio da década de noventa, Layne também conhece o maior amor de sua vida, a bela Demri Lara Parrott.Começam um relacionamento, mas a medida que o AIC começa a alcançar mais sucesso e os shows e viagens se intensificam, por volta de 93, eles acabam se distanciando.

Demri Parrot

Demri morre em 1996 vitima de endocardite, infecção bacteriana das válvulas cardíacas que pode ser causada ​​por diversos fatores, incluindo a inserção de seringas.Acredita-se que muitas das agulhas que ela pode ter usado durante o seu uso de heroína, provavelmente, contribuíram para o aparecimento da infecção, que a levou a morte aos 27 anos.Mesmo não estando mais juntos, Layne sofreu muito com a morte de Parrott, esse foi um dos principais fatores que o levaram a depressão.


Com o fim do Alice In Chains, Layne volta-se para os projetos paralelos, como o Mad Season, banda formada  em 1994 junto com Mike McCready do Pearl Jam e o baterista do Screaming Trees, Barrett Martin.E também a banda Class of '99, junto com Tom Morello do Rage Against the Machine e o guitarrista, Stephen Perkins do Jane's Addiction.

 Layne cada vez mais isolava-se de todo mundo, sempre drogado em seu apartamento.Em uma entrevista dada três meses antes da sua morte, o ídolo debilitado e doente afirma que a essas alturas a droga pra ele é como a insulina para um diabético."Sei que estou perto da morte. Eu usei crack e heroína por anos. Nunca quis terminar minha vida desta maneira. Sei que não tenho chance. É tarde demais. Eu nunca quis os polegares do público levantados para esta porra de vício. Não tente contatar nenhum dos membros do Alice In Chains. Eles não são meus amigos", tambem afirma como se estivesse entregando-se totalmente a seu destino triste.E realmente era isso.

Um combinação de heroína e cocaína, conhecida como speedball tirou sua vida no dia 5 de abril de 2002 aos 34 anos.Porém seu corpo só foi achado duas semanas depois, já em decomposição.

Fico triste ao imaginar como um ídolo tão adorado, que comoveu legiões de fãs no mundo todo, com sua voz inconfundivel, e suas letras que consolaram tantos jovens que também sentiam o mesmo, pode ter tido um fim tão decadente e tão sozinho.

Hoje completam-se 9 anos da sua morte.Além disso, também não posso deixar de falar que também fazem 17 anos desde a morte de Kurt Cobain, que também morreu no dia 5 de abril.Esse é um dia triste para o rock mundial.Mas sei que esses ídolos insubstituiveis revivem nas suas músicas cheias de significado executadas até hoje no mundo todo.
 

Rest In Piece Layne

23 comentários:

  1. Parabéns pela forma que colocaste a breve biografia de Layne Staley, objetiva, sem apelação e deixando para o leitor refletir sobre a forma de viver de um ídolo do rock, numa época. Quanto as músicas não há mui o que escrever, gosto daquelas que já ouvi, não foram muitas.

    ResponderExcluir
  2. uma otima forma de se falar ^^

    http://www.papodebuteco.log7.net/

    ResponderExcluir
  3. http://paradigmasuniversal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. noss , q história *o*
    pena que teve esse triste fim ²
    gostei muti do seu blog
    vamos seguir
    :*
    http://chooseelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei o visual e conteúdo do seu Blog. Deveria existir mais blog's assim, com bom conteúdo e atitude. Vc merece muito sucesso.

    Alice in Chains ♥.♥

    Se quiser me visite as portas estão abertas pra ti. Ok? Bjin ^^

    http://anjosceticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. parabens, e muito obrigado por lembrar o quanto ele faz falta nos dias de hoje

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o Blog já estou seguindo!
    Segue lá tbm....
    http://www.doonada.blogspot.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha colocado o meu blog para me indentificar e não para vc me visitar, era porque estava em outro E mail, na verdade a primeira impressão que tive do seu blog é que ele é muito estiloso e chama atençao por isso postei aquilo estava no serviço e não deu nem tempo de ler mesmo seu texto isso é verdade. Eu preferi colocar um cometario sobre o blog do que um superficial sobre o texto que acabei nem lendo.

    para mais explicações me add no msn rs

    alexandrespop@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Foi uma perda e tanto pro mundo da música. Mas com esse post você o imortalizou, e é isso que nós precisamos fazer, valorizar os bons!

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  10. lamentavél a perca, mt boa a biografia...

    adoorei aqui
    beijos e volte sempre

    http://www.hrdoblush.com

    ResponderExcluir
  11. ATENÇÃO

    Estamos enviando esse aviso a todos os parceiros do nosso blog
    estamos fazendo modificações nos banners dos nosso parceiros.
    Vamos mudar a posição dos banners para a parte de cima na lateral
    do nosso blog, então por favor nos envie o código do seu banner
    nas medidas de 50x50 para o nosso email blogmadness@yahoo.com.br
    para que possamos concluir as modificações.
    Por favor indetifique qual é seu blog.

    Veja logo abaixo alguns exemplos de como pode ficar seu banner 50x50
    são apenas exemplos você pode fazer do jeito que quiser o importante é ser
    nas medidas 50x50.

    https://lh4.googleusercontent.com/_v2eoyYaY_7k/TZ8oEs_S0lI/AAAAAAAAAHQ/7tG7pZDKVtQ/s288/marmanjobanner50x50.jpg

    https://lh6.googleusercontent.com/_v2eoyYaY_7k/TZ8oEHv-CtI/AAAAAAAAAHE/f88xZKCRgMI/s288/colmeia50x50.jpg

    https://lh4.googleusercontent.com/_v2eoyYaY_7k/TZ8oEwuJDAI/AAAAAAAAAHU/aDZFb9T2hxI/s288/ueba50x50.png

    https://lh5.googleusercontent.com/_v2eoyYaY_7k/TZ8oEKiNrMI/AAAAAAAAAHI/lN6o-qG2eOI/s288/boober50x50.jpg


    Desculpe o transtorno e agradecemos pela atenção.

    Madness - O Blog da Loucura!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Está tendo um concurso no Blog Ilusões:

    http://mj-ilusoes.blogspot.com/p/participe.html

    Espero que possa participar! Bjinhos *

    ResponderExcluir
  13. Alice in Chains era a banda mais carregada de metal do movimento grunge. Alguns citam o Soundgarden como um tardio herdeiro do Black Sabbath, mas para mim, se alguma banda daquele movimento trilhou os caminhos trilhados pela guitarra de toni yommi foi o AIC.
    Stanley cantava demais! Man In The Box vai ser um eterno exemplo de onde o gogó humano pode chegar. O movimento grunge foi tão genuíno que eles realmente não estavam preparados para o sucesso. Das bandas mais expostas, AIC, Nirvana e Pearl Jam, o AIC foi uma das que mais sofreu e levou dois para o túmulo por conta de drogas, Stanley e Starr. Abraçogro

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente, conheci Layne Staley através do seu post. Já ouvi as músicas da banda, mas nunca me liguei realmente nos músicos. Que cara incrível. Sabe que a trajetória dele me lembra muuito a do Kurt, com a separação dos pais, com o vício em drogas e é irônico até eles terem morrido no mesmo dia (claro, de anos diferentes). Sou muito fã do Kurt e fico pensando "porque alguém tão incrível teve que ir tão cedo?" "porque ele fez aquilo?" Mas, o que podemos fazer, como dizia Renato Russo "os bons morrem jovens". Realmente, uma pena.

    ResponderExcluir
  15. Alice in Chains e Nirvana são as bandas da minha vida Layne e Kurt sempre estarão no meu coração

    ResponderExcluir
  16. Alice in Chains e Nirvana são as bandas da minha vida Layne e Kurt estarão sempre no meu coração

    ResponderExcluir