quarta-feira, abril 20, 2011

Andrew Wood

Alimentando a minha admiração pela vida bela e breve de alguns dos meus ídolos, hoje vou falar de Andrew Wood, figura que pelo menos todo grunge que se preze já deve ter escutado falar.

No palco, ele era excêntrico e teatral.Na vida pessoal, era visto como um hippie dos dias atuais, pregando paz, amor e compreensão – sem esquecer das drogas, sexo e rock’n’roll.

Nasceu em Columbus, Mississippi, mas passou a maior parte da sua adolescência em Bainbridge Island, Washington, onde formou sua primeira banda, Malfunkshun, acompanhado de seu irmão, Kevin Wood e do baterista, Regan Hagar.Acredito que muito da "personalidade musical" de Wood formou-se nessa banda.Durante os shows cada integrante assumia seu alter-ego, também usavam muita maquiagem e roupas vistosas no maior estilo Kiss.   - Escute ♪ Make Sweet Love (Malfunkshun) ótima música  -

Porém, musicalmente, o trio não agradava muito.O selo da região, Sub Pop, estava a procura de bandas com a sonoridade do que viria a ser o grunge, e o Malfunkshun fazia um estilo mais hard rock.

A medida em que Andy e Regan começaram a realizar jam sessions com os membros do Green River (Stone Gossard e Jeff Ament) , o Malfunkshun foi ficando de lado, dando espaço para o que viria a ser o Mother Love Bone.
Banda que ganhou mais espaço que a anterior, com diversas influências, do hard ao heavy mas com um energia punk que chamava atenção.O primeiro album (e único de estúdio) foi lançado em 1990 pela Polydor Records, e intitulado de "Apple"(download).

Tudo parecia ir bem, porém os problemas de Andrew com as drogas só pioravam.Decidiu fazer reabilitação por um mês e conseguiu ficar sem usar drogas por 116 dias, mas teve uma recaída que resultou em uma overdose, no dia 16 de março de 1990.Paramédicos rapidamente levaram Wood para o Harborview Hospital, onde foi conectado à respiração artificial e permaneceu em coma por 3 dias. Durante este tempo, sofreu um aneurisma hemorrágica e considerável dano por falta de oxigênio, acabando com qualquer atividade em seu cérebro. Após nenhuma melhora, em 19 de março, sua família decidiu retirá-lo da respiração artificial.


Aos 24 anos a vida de Andrew foi interrompida, terminando também com o Mother Love Bone.Todavia, seu legado foi importantíssimo para a música dos anos 90.
Stone e Jeff resolvem formar uma banda em homenagem ao falecido companheiro, com o nome de Temple Of The Dog (nome retirado de uma das canções do Mother Love Bone, Man of Golden Wordsque tinha também em sua formação os membros do Soundgarden, Chris Cornell e Matt Cameron , e os até então desconhecidos, Eddie Vedder e Mike McCready (que mais tarde formaram o Pearl Jam ao lado de Gossard e Ament).
Ou seja, todos sabiam que Wood era insubstítuivel mas assim surgiram duas grandes bandas: Temple Of The Dog, que apesar do seu curto tempo de duração gerou um album com ótimas músicas e o hit "Hunger Strike" (escute aqui, vale a pena) e uma das maiores bandas do movimento grunge, Pearl Jam, que está aí até hoje (não tão grunge como antes, mas ainda assim, fazendo som de qualidade).



Andrew Wood, rest in piece..
* 6 de janeiro de 1966
+19 de março de 1990

12 comentários:

  1. otimo vocalista...otimo post...otimo blog... só faltou falar que do Gren River tbm surgiria o Mudhoney... bom mas isto de certa forma é outra historia...

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse sujeito. Bom blog vc tem, parabéns e abração.

    ResponderExcluir
  3. caramba kra, eu gostei mto
    seu blog e muito bom
    bem montado, layout legal
    ahhh seu post ficou mto bom tmbm
    parabéns novamente
    continua nessa linha q tá bombando
    <>
    visite-nos e comente tmbm
    gostando siga e avise que retribuiremos
    se seguir deixe o aviso no comentário
    deixando o seu link para retribuirmos
    <>
    grato
    <>
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog viu?

    Já te sigo..

    www.jmphotosnet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Mto boa explicitação. N sabia q o MLB tiha um disco gravado. Pena q n vai rolar de baixar agora pois estou numa lan...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, adorei o post!

    Estou te seguindo! [

    Me segue tambem

    http://www.slayerbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Hahah na 1° foto pensei q era uma garota, kkk
    Belo blog, Parabens
    Indo, DENUNCIO CALOTEIROS.
    http://www.sentimentares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. indo aonde ? HIFUHASIUFHIUASHFIUASHFAS
    não se prestou nem a apagar o negocio no ctrl v ¬ ¬

    ResponderExcluir
  9. Olá Daiah!
    Amo homens de cabelos compridos.
    Que triste perder a vida aos 24 anos devido às drogas. Notei que ele é do mesmo ano de nascimento do meu, estaria hoje com 45 anos. e a vida segue...
    Que seu dia seja lindo.
    Beijokas, Beta de Santana

    ResponderExcluir
  10. Sou simplesmente viciada em temple of the dog. E o Andrew assim como mtos outros da história do rock morreu MUUITO CEDO! Tenho raiva de não ter tido tempo de ir num dos shows do cara!
    visite o meu:
    www.umaformadepensamento.blogspot.com
    valeu ^^

    ResponderExcluir
  11. já to add o banner de vcs valeu pela parceria com

    www.exoticlic.com

    ResponderExcluir
  12. Devido a ordens maiores do dono do blog Madness
    devemos a partir de agora fazer parceria apenas com blogs de humor.
    A pedido do dono, por favor remova nosso banner ou link do seu blog.
    Mas independente disso ainda estaremos seguindo seu blog.

    Desculpe pelo transtorno e agradecemos pela atenção.

    ResponderExcluir